Educação que Transforma: Histórias de Jovens que Estão Fazendo a Diferença
No mês em que celebramos a Educação, é impossível não refletir sobre o poder transformador que ela exerce na vida das pessoas — especialmente dos jovens. Mais do que um direito básico, a educação é uma ferramenta capaz de abrir portas, ampliar horizontes e criar novas possibilidades onde antes havia limites.
Com essa convicção, o Semear criou, nos últimos anos, o quadro “Nossos Jovens por Aí” — uma iniciativa que busca mostrar, na prática, como nossos bolsistas têm ido além, ocupando novos espaços com protagonismo, representatividade e inovação. São histórias reais de superação, conquista e impacto social que inspiram e provam que, quando se investe em educação, investe-se em transformação.
Neste post, reunimos alguns desses relatos marcantes para relembrar a importância dessa série e reforçar uma verdade que nunca envelhece: a educação muda vidas — e muda o mundo.
Leonardo Flores: Vindo da periferia, eu estudei em escola pública durante quase toda minha vida, vivenciando cenários que pouco incentivaram os sonhos dos alunos.Quando entrei em um dos melhores colégios de SP, a desigualdade educacional se escancarou na minha frente, me perguntaram se eu queria fazer USP ou UNICAMP, duas universidades que eu sequer conhecia à época. Percebendo isso, senti a inquietação de democratizar esse tipo de educação, e assim nasceu o Instituto G&G.
O Instituto G&G tem como objetivo resgatar a motivação acadêmica de alunos dos Anos finais do Ensino Fundamental, uma etapa educacional esquecida por políticas públicas e com indicadores assustadores. Assim, nós atuamos em duas frentes principais:
• Programa Horizontes, em que impulsionamos jovens talentos de 9o ano de todo o Brasil a alcançarem oportunidades acadêmicas de ponta, oferecendo aulas no contraturno escolar e trilhas personalizadas.
• Programa Engaja Escola, transformamos a cultura de uma escola pública em Paraisópolis em uma cultura de altas expectativas, que motive os alunos de 8° e 9o ano atendidos e que acabe com a evasão escolar.
Nestes últimos 5 anos, já impactamos +500 alunos de 22 estados brasileiros, que conquistaram bolsas de estudos em instituições como ISMART, Latin American Leadership Academy, Avenues School, Yale University, Cambridge University, além de aprovações em Institutos Federais e medalhas na OBMEP, MOBFOG, OBA, entre outras. Ao todo, já foram mais de R$2 milhões de reais conquistados em bolsas de estudos.
A mentoria me ajudou a voltar a ver o mundo como uma possibilidade real
Gabriela Valente: Sempre fui uma criança muito sonhadora. Mas com o tempo e a rotina corrida, esses sonhos foram se perdendo dentro de mim. Até que um dia, fazendo uma mentoria do Semear em 2022, o meu mentor me ajudou, mesmo sem saber o tanto, a redescobrir essa minha versão destemida e sonhadora. Me ajudou a voltar a ver o mundo como uma possibilidade real e um possível intercâmbio como a concretização da coragem da minha alma.
Apesar de não ter grana nenhuma pra fazer isso acontecer naquele momento, desde que entrei pro Semear voltei também a acreditar no poder da rede. E foi isso que aconteceu.
Hoje estou há quase 1 mês em Portugal fazendo Direito na U.Porto, conhecendo o mundo, impactando vidas e sendo sempre muito impactada por elas. Só tenho a agradecer ao Semear por resistir apesar de qualquer problema e transformar tantas vidas assim como a minha.
Renata Alencar: O Semear me conectou com o mentor Roberto, que trabalha no Google, e foi aí que eu visitei uma empresa multinacional pela primeira vez.
Sempre foi meu sonho conhecer o mundo, mas eu comecei a pensar nas possibilidades de viajar depois desse primeiro contato. No ano seguinte meu sonho já estava mais concreto, eu queria fazer um intercâmbio.
A maior parte das hard e soft skills que desenvolvi foram relacionadas às oportunidades que o Semear me deu. E foi essa pessoa que passou no processo seletivo do intercâmbio pra Califórnia!
E coincidentemente a universidade ficava há apenas algumas horas de distância de onde meu mentor atualmente mora (San Francisco, o lugar daquela ponte famosa).
O Intercâmbio já estava criando um impacto indescritível na minha vida, mas esse reencontro com meu mentor mudou ainda mais minhas perspectivas e visão de mundo. Eu cresci muito com a experiência, e sou muito, muito grata.
Histórias como as de Leonardo, Gabriela e Renata nos mostram que a educação é muito mais do que conteúdo em sala de aula — é ponte, é reencontro, é recomeço. Quando jovens têm acesso a oportunidades e apoio, eles não apenas sonham mais alto, mas constroem caminhos possíveis para si e para outros. Através de iniciativas como o “Nossos Jovens por Aí”, seguimos celebrando essas trajetórias inspiradoras que reafirmam, com força e verdade, que investir em educação é investir em transformação real, profunda e duradoura. Que essas histórias sigam ecoando, motivando e lembrando a todos nós do poder que a educação tem de mudar destinos — e o mundo.

Compartilhe esse post com a sua rede:
Veja nossas outras publicações!





Educação que Transforma: Histórias de Jovens que Estão Fazendo a Diferença No mês em que celebramos a Educação, é impossível não refletir sobre o poder transformador que ela exerce na
Isenção do Enem 2025: prazo termina nesta sexta-feira (25/04) Isenção, justificativa e recursos: saiba o que fazer para não perder a chance de fazer o Enem gratuitamenteOs interessados em solicitar
Quem são os jovens que vão fazer parte da Trilha de Autoliderança de 2025 Venha conhecer quem são os jovens universitários que serão acompanhados e auxiliados pelo Semear esse ano
De Francisco Morato Para o Mundo: Ronaldo Rodrigues Alves Braga Ronaldo Rodrigues foi bolsista do Instituto Semear em 2014, hoje é formado em Ciências Sociais pela USP, com intercâmbio na
Da Brasilândia até a USP: conheça a vencedora do PlantYou 2024 O PlantYou é um projeto do Semear que visa o desenvolvimento profissional e pessoal de jovens talentos. Ao longo