2- O QUE É
2- ELEMENTO
2- ELEMENTO
2- O QUE É

NOSSA MISSÃO:

Inspirar, orientar e fomentar acesso ao Ensino Superior para jovens de escola pública.

3- ELEMENTO

COMO FUNCIONA?

Em parceria com escolas públicas 

de São José dos Campos-SP, 

ministramos oficinas práticas de 2 horas 

para os jovens do 2º e 3º ano do 

Ensino Médio. 

 

Nas oficinas, abordamos informações 

sobre:

 o ingresso gratuito nas faculdades;

dicas eficazes de como estudar para o vestibular;

dinâmicas vocacionais e  partilha 

de histórias com jovens universitários 

que passaram por vários desafios antes 

de ingressarem na faculdade dos sonhos.

Atualmente, temos uma equipe formada 

por mais de 70 jovens!

IMPACTO

CONHEÇA QUAIS SÃO OS NOSSOS NÚMEROS NA PRÁTICA

+ DE 0
alunos
contemplados
+ DE 0 %
dos estudantes se sentem confiantes
0
escolas atendidas no momento
0
70 jovens bolsistas ativos no projeto
3- ELEMENTO

COMO FUNCIONA?

 

Em parceria com escolas públicas 

de São José dos Campos-SP, 

ministramos oficinas práticas de 2 horas 

para os jovens do 2º e 3º ano do 

Ensino Médio. 

 

Nas oficinas, abordamos informações 

sobre:

 o ingresso gratuito nas faculdades;

dicas eficazes de como estudar para o vestibular;

dinâmicas vocacionais e  partilha 

de histórias com jovens universitários 

que passaram por vários desafios antes 

de ingressarem na faculdade dos sonhos.

Atualmente, temos uma equipe formada 

por mais de 70 jovens!

DIÁRIO DE BORDO:

Confira nossos últimos eventos presenciais

"Foi incrível perceber a mudança nos olhares, por mais que poucos, completamente satisfatórios para quem os vê. Quando chegamos lá, grande parte deles nem imaginavam seguir o Ensino Superior, nem sequer sabiam o que era ao certo. Com o esclarecimento e, acima de tudo, a representatividade (de nós do Semear), pude presenciar algo que fez com que eu pudesse ver as pessoas como, justamente, mudinhas que precisam apenas de informações, incentivo e representatividade para se desenvolverem!" — Gabrielly Santiago, Ciência e Tecnologia - UFABC. (Time Semear)
"Teve um momento em que eu perguntei o que eles queriam fazer depois de terminar o Ensino Médio, uma das adolescentes me disse que queria trabalhar para fazer faculdade, e eu falei que não era necessário pagar a faculdade se eles fizessem o Enem (eu não pago nada e faço!). Depois disso, eles ficaram impressionados. Foi algo único e mágico! ✨" — Samara Rezende, Ciências Sociais - Unifesp (Time Semear)
"(...) Pra eles (os alunos) o Ensino Superior era algo distante, pois teriam que trabalhar para pagar faculdade, mas consegui desconstruir essa realidade na mente deles e me usar como exemplo de jovem que está prestes a conquistar o diploma, sem pagar faculdade e ainda conseguir apoio do Semear e da própria Universidade". — Guilherme Marran, Farmácia - USP. (Time Semear)
"(...) Me impactou muito o fato de que ninguém sabia o número de questões do ENEM. Em uma turma do terceiro ano do ensino médio, os alunos nunca tiveram qualquer contato com o modelo prova ou informação sobre a seleção. Isso me fez lembrar de que comigo foi a mesma coisa, eu também não tinha acesso a informações assim no meu ciclo social e com certeza o Semear teria aberto a minha mente pra um novo horizonte na época. Então é muito palpável ver como a oficina realmente fez o papel de primeiro contato desses estudantes com a realidade do que é uma universidade, o ENEM e os vestibulares. Escancara para nós a desigualdade de acesso à informação, incentivo e oportunidades. Ao final da oficina eles saíram de lá sabendo que a universidade pública é um local que eles podem e devem ocupar. Fiquei muito feliz de ver o que semeamos em seus corações, a oportunidade de reconhecer que eles podem e devem sonhar com um futuro melhor". — Erica Barbosa, Medicina - UNIFESP. (Time Semear)
"(...) foi muito gratificante ver que o "talvez" ou o "pouco provável" para a graduação, havia se tornado um "provavelmente" ou "com certeza". Esses momentos são muito impactantes, fica gritante a discrepância do ensino público, a falta de equidade da educação básica e o quanto esses jovens são negligenciados do conhecimento de suas próprias possibilidades de futuro, assim como nós também fomos e conseguimos romper o ciclo". — Nicolas Silva, Engenharia de Software - UNISEB. (Time Semear)
"O que mais me chamou a atenção foi a falta de autoconhecimento dos alunos. Eles tiveram muita dificuldade de apontar suas qualidades e pensar nas qualidades que o próximo via neles. Penso que esse é um exercício que tem que ser estimulado o quanto antes, pois nós conhecendo melhor conseguimos escolher por oportunidades que não nos arrependam e não nos frustrem. Autoconhecimento é poder". — Laura Godoy, História - USP. (Time Semear)
"Quando acabou a primeira turma, nós recolhemos os feedbacks, e dois meninos que tinham realizado a oficina tinham mudado suas respostas, ao invés de colocar que não iam fazer ENEM colocaram talvez. E aí nesse instante que lemos, ficamos extremamente felizes com essa mudança de pensamento, com essa possibilidade de um jovem sair de uma certeza absoluta de não realizar a prova para um talvez. Destaco que parece um passo muito pequeno, mas, é algo significativo porque são realmente pequenas sementinhas que fazem toda a diferença, são pequenos movimentos que vão traçando um futuro muito maior do que acreditavam que poderiam alcançar." — Lueica Rodrigues, Psicologia - UNIVAP. (Time Semear)
“Vi muitos jovens que não faziam ideia de como era possível entrar na faculdade e não pagar, ou não ter que conciliar com um trabalho para pagar os estudos. Isso abriu um leque de oportunidades na mente deles e eles perceberam que a faculdade é algo possível de ser conquistado ” - Mariana Lima Oliveira, Obstetrícia - USP. (Time Semear)
“Fazer essa oficina me muda de todas as formas, ter esse contato com os jovens e me ver nesse lugar onde já estive, é incrível! Saber que podemos mudar a visão de mundo e auxiliar nem que um pouco, me deixa feliz! Espero que esse projeto possa de fato mudar a vida dos jovens.” - Grazielle Alves, Medicina - UAM. (Time Semear)
“Saio dessas oficinas com um pensamento latente: alguns jovens só precisam de atenção direcionada para desabrocharem. Conversando com uma das jovens do meu grupo, inicialmente, ela se mostrava fechada à ideia de ingressar na universidade. Depois de ir até o Cantinho Carreiras para analisar outras opções de carreira, logo percebeu que estava muito voltada a atuar na sociedade de forma direta e que a sugestão do Serviço Social casava muito bem com seus ideais. Foi lindo vê-la se abrindo a novas possibilidades e se permitindo confabular novos futuros. Sinto que sua visão se ampliou e novas portas se abriram a partir desta oficina” -João Marcos Chagas Duarte. (Time Semear)
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VEM GERAR A MUDANÇA CONOSCO!